terça-feira, 30 de novembro de 2010

Quem quer desfrutar do néctar das mais belas flores tem de vencer o medo do desconhecido, superar o medo das alturas e voar para ares nunca antes respirados.
Augusto Cury

sábado, 6 de novembro de 2010

http://izarnx.blogspot.com
pedagogiasucesso.blogspot.com
matematicasucesso.blogspot.com

Atividade 2 - M3

É comum no início de cada conteúdo as perguntas e incertezas dos alunos. Há uma inquietação quando é abordado determinado assunto. Muitas vezes o professor não leva em consideração esses questionamentos, com a ansiedade de expor o conteúdo, acreditando que tem a verdade e que perguntas ingênuas é perca de tempo. Olhando a experiência anterior, observa-se que há riqueza e aprendizagem significativa partindo do que os alunos já sabem ou suas concepções.
Nas questões vistas me identifiquei bastante com as perguntas individualizadas e perguntas exploratórias. Essas abordagens podem acontecer sempre em sala de aula, desde a apresentação do conteúdo até o término que é a conclusão, que busca avaliar o trabalho em sala. O conhecimento prévio dos alunos auxilia na própria aprendizagem e de aluno tímido que não questiona. Nesse sentido dá direção na ação do professor, faz reformular e pensar a prática.

Esse tipo de abordagem só vem acrescentar e contribuir para aprendizagem. Levar em conta o que o aluno já sabe, o faz mais participativo e interessado por saber que é um ser com conhecimento e em constante evolução.

Atividade 1 - M3

Os conceitos e idéias apresentadas mostram a necessidade de uma educação com novos olhares, onde o aprendiz é o centro e o próprio autor e construtor de sua aprendizagem. Visando o desenvolvimento global (intelectual, físico, afetivo, espiritual), para que o educando seja capaz de construir uma aprendizagem significativa a partir de processos que o habilite a buscar soluções para seus questionamentos.