segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Plano de Ação

ESCOLA MUNICIPAL CRISPIM PEREIRA ALENCAR

PLANO DE AÇÃO METODOLÓGICA

Objetivos Educacionais


  • Contribuir na construção da sociedade sustentável mediante o desenvolvimento de competências, habilidades, valores e sensibilidades, considerando os diferentes grupamentos sociais e saberes dos sujeitos da aprendizagem;

  • Inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação em nossa escola;

  • Ampliar o processo de inclusão digital da comunidade escolar;

  • Possibilitar a cada estudante e educador da da Escola Municipal Crispim Pereira Alencar o uso de um laptop para ampliar seu acesso à informação;

  • Desenvolver habilidades de produção, adquirir novos saberes, expandir a sua inteligência e participar da construção coletiva do conhecimento;

  • Conceber, desenvolver e valorizar a formação de educadores (gestores e professores) na utilização do laptop educacional com estudantes;

Justificativa

Vivemos na era da informação, crianças e adolescentes vivenciam com intensidade novas tecnologias digitais, com interações avançadas em várias mídias que possibilita a sua ação de forma diferente das gerações passadas. Diante disso, nossa escola tem condições de promover aulas significativas propondo um trabalho interativo com o uso do laptop com acesso a internet.

Competência

Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.


Habilidades

H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.

H2 - Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.

H3 - Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.

H4 - Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.

H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.

H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção (ecoturismo).

H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais (web).

H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.

H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.

H21 Explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos de ensino.

H22 Comunicar-se à distância por meio de telemática.

H23 Utilizar as ferramentas multimídia no ensino.


Plano de Ação (Coordenação do UCA)


  • Reconstruir coletivamente o Projeto Político Pedagógico e definir um novo desenho de trabalho pedagógico e administrativo, que assegure o uso intensivo e inovador dos laptops nas salas de aula;

  • Apresentar a Proposta de Trabalho a todos os servidores para conhecimento e assinatura do Termo de Compromisso, assumindo os desafios do Projeto UCA;

  • Permitir que os alunos levem os laptops, para suas residências nos dias programados, conforme combinados anteriormente;

  • Utilizar o Servidor de Rede, de forma adequada e intensiva, para aperfeiçoar os registros e monitoramento dos resultados;

  • Organizar, etiquetar os laptops com o nome de cada aluno;

  • Organizar e colocar para carregar os laptos no término das aulas;

  • Disponibilizar aos professores material de apoio para o planejamento e uso dos laptops;

  • Acompanhar o planejamento dos professores, interagindo, sugerindo e otimizando o uso dos laptops relacionados aos conteúdos e projetos;

  • Incentivar os professores a fazer uso dos recursos do Portal dos Professores, Portal Aprende Brasil e outros portais educacionais que poderão ser utilizados em planejamento de aulas;

  • Manter contato constante com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação para orientação quando se fizer necessário;

  • Escolha do aluno monitor por turma;

  • Incentivar o uso de blog e grupos de discussão.



sugestões metodológicas utilizando recursos do laptop e web 2.0

  • Criação de email e blogs;

  • Preenchimento de formulários online;

  • Pesquisa google

  • Arquivos - google docs home

    Comentários em blogs

  • Email: Grupo de discussão para interação e socialização;

  • Jogos pedagógicos

  • Apresentação;

  • Planilhas;

  • Avaliações on line

  • Editores de texto

Recursos

  • TV e DVD

  • Internet

  • Laptop

  • Material pedagógico

  • Quadro branco

  • Revistas

  • Câmera fotográfica

  • Impressoras

Avaliação

Observar os aspectos qualitativos como: participação nas atividades propostas, blogs, emails, listas de discussões, avaliação contínua.


Anexo I


Ficha de Planejamento


ESCOLA MUNICIPAL CRISPIM PEREIRA ALENCAR


PROFESSOR@:

DISCIPLINA:

ANOS:

PERÍODO:


TEMA:



CONTEÚDOS:



METODOLOGIA:



OBJETIVOS:


OBJETIVO GERAL:


OBJETIVO ESPECÍFICO:


CRONOGRAMA:


RECURSOS:


AVALIAÇÃO:



PRODUTO FINAL:




SÍNTESE DA AULA







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