sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Projeto Folclore - Professora Magda
Dona Joana Resplande de 82 anos conta a sua história - saberes e vivência da comunidade.
terça-feira, 6 de setembro de 2011
Monitor Ambiental - Escola Crispim
Aconteceu ontem 05/09/2011 na Escola Crispim, Abertura e assinatura do termo de cooperação do Curso Monitores Ambientais com a presença do Prefeito Raul Filho, Secretário Municipal de Educação Zenóbio Júnior, Secretário Municipal de Saúde Samuel Bonilha, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Emprego José Arcanjo Pereira Júnior, Deputado Estadual Manoel Queiroz, Vereador Jucelino, Gerente de Educação Profissional do SENAC Dirce Betânia e outros colaboradores.
O Curso Monitor Ambiental tem como finalidade capacitar os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Crispim Pereira Alencar por meio do programa UCA (Um Computador por Aluno) onde terão 20% da carga horária de cada módulo on line, através do blog do curso e emails dos alunos. Os estudantes serão capacitados para atuarem como guardiões ambientais do Distrito de Taquaruçu que tem potencial turístico de belas paisagens e cachoeiras; e faz parte da APA ( Área de Preservação Ambiental). O Curso visa ainda o empreendedorismo, onde os estudantes terão a oportunidade de visualizar melhor o potencial do distrito.
Entre as apresentações o grupo de flauta doce, a aluna e cantora do CEMEI Melissa, aluna Luma com a poesia de sua autoria sobre o meio ambiente.
segunda-feira, 14 de março de 2011
Produção de Texto - 4º Ano
Com o objetivo de despertar o interesse pela produção de seu próprio texto e desenvolver habilidades no processador de texto Kword os alunos produziram e digitaram textos e salvaram em pendrive. A professora Magda observou os alunos que se destacaram para serem alunos monitor e ajudar a professora com o uso do laptop.
Laptop na alfabetização
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Plano de Ação
ESCOLA MUNICIPAL CRISPIM PEREIRA ALENCAR
PLANO DE AÇÃO METODOLÓGICA
Objetivos Educacionais
Contribuir na construção da sociedade sustentável mediante o desenvolvimento de competências, habilidades, valores e sensibilidades, considerando os diferentes grupamentos sociais e saberes dos sujeitos da aprendizagem;
Inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação em nossa escola;
Ampliar o processo de inclusão digital da comunidade escolar;
Possibilitar a cada estudante e educador da da Escola Municipal Crispim Pereira Alencar o uso de um laptop para ampliar seu acesso à informação;
Desenvolver habilidades de produção, adquirir novos saberes, expandir a sua inteligência e participar da construção coletiva do conhecimento;
Conceber, desenvolver e valorizar a formação de educadores (gestores e professores) na utilização do laptop educacional com estudantes;
Justificativa
Vivemos na era da informação, crianças e adolescentes vivenciam com intensidade novas tecnologias digitais, com interações avançadas em várias mídias que possibilita a sua ação de forma diferente das gerações passadas. Diante disso, nossa escola tem condições de promover aulas significativas propondo um trabalho interativo com o uso do laptop com acesso a internet.
Competência
Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.
Habilidades
H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
H2 - Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.
H3 - Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.
H4 - Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.
H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção (ecoturismo).
H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais (web).
H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
H21 Explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos de ensino.
H22 Comunicar-se à distância por meio de telemática.
H23 Utilizar as ferramentas multimídia no ensino.
Plano de Ação (Coordenação do UCA)
Reconstruir coletivamente o Projeto Político Pedagógico e definir um novo desenho de trabalho pedagógico e administrativo, que assegure o uso intensivo e inovador dos laptops nas salas de aula;
Apresentar a Proposta de Trabalho a todos os servidores para conhecimento e assinatura do Termo de Compromisso, assumindo os desafios do Projeto UCA;
Permitir que os alunos levem os laptops, para suas residências nos dias programados, conforme combinados anteriormente;
Utilizar o Servidor de Rede, de forma adequada e intensiva, para aperfeiçoar os registros e monitoramento dos resultados;
Organizar, etiquetar os laptops com o nome de cada aluno;
Organizar e colocar para carregar os laptos no término das aulas;
Disponibilizar aos professores material de apoio para o planejamento e uso dos laptops;
Acompanhar o planejamento dos professores, interagindo, sugerindo e otimizando o uso dos laptops relacionados aos conteúdos e projetos;
Incentivar os professores a fazer uso dos recursos do Portal dos Professores, Portal Aprende Brasil e outros portais educacionais que poderão ser utilizados em planejamento de aulas;
Manter contato constante com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação para orientação quando se fizer necessário;
Escolha do aluno monitor por turma;
Incentivar o uso de blog e grupos de discussão.
sugestões metodológicas utilizando recursos do laptop e web 2.0
Criação de email e blogs;
Preenchimento de formulários online;
Pesquisa google
Arquivos - google docs home
Email: Grupo de discussão para interação e socialização;
Jogos pedagógicos
Apresentação;
Planilhas;
Avaliações on line
Comentários em blogs
Editores de texto
Recursos
TV e DVD
Internet
Laptop
Material pedagógico
Quadro branco
Revistas
Câmera fotográfica
Impressoras
Avaliação
Observar os aspectos qualitativos como: participação nas atividades propostas, blogs, emails, listas de discussões, avaliação contínua.
Anexo I
Ficha de Planejamento
ESCOLA MUNICIPAL CRISPIM PEREIRA ALENCAR
PROFESSOR@:
DISCIPLINA:
ANOS:
PERÍODO:
TEMA:
CONTEÚDOS:
METODOLOGIA:
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL:
OBJETIVO ESPECÍFICO:
CRONOGRAMA:
RECURSOS:
AVALIAÇÃO:
PRODUTO FINAL:
SÍNTESE DA AULA
Ações na escola
ESCOLA MUNICIPAL CRISPIM PEREIRA ALENCAR
PLANO DE AÇÃO METODOLÓGICA - UCA
Planejamento de uma atividade usando programas ou software do laptop.
Turma:________________________________________________________________________
Professor (a):___________________________________________________________________
TEMA: LEITURA E ESCRITA
I- Nível/Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental – Anos Iniciais
II- Público alvo: 2º ao 9º ano
III- Disciplinas:
Língua Portuguesa: leitura e produção de textos.
Arte: desenhos e cores.
História: pesquisa via internet sobre a cultura e identidade da cidade de Palmas e do Distrito de Taquaruçu.
Geografia: referência geográfica do Distrito de Taquaruçu e Palmas – TO.
Ciências: a importância da preservação do meio ambiente e a conservação do ecoturismo local.
Matemática: buscar e compreender a linguagem matemática no dia a dia e sistematização de dados estatísticos.
Socialização: apresentação de trabalhos individual ou em grupos.
IV- Objetivo Geral: Elevar o nível de aprendizagem do alunado, nas diversas áreas do conhecimento priorizando a leitura, interpretação e a escrita como fonte de formação e informação..
V- Objetivos de aprendizagem:
1 Estimular de forma criativa, a formação do hábito de leitura e escrita, explorando a intertextualidade através de textos orais e escritos nas diversas disciplinas.
2. promover em sala de aula a prática de produção de textos, favorecendo o desenvolvimento do aluno no que se refere ao domínio ativo da linguagem oral e escrita.
3. Promoção de ações que estimulem o interesse dos alunos pela utilização dos laptops e internet existentes, disseminando o potencial desse espaço nas escolas onde o processo de construção do conhecimento está ativo.
4- Incentivar a produção de textos que aliados aos desenhos produzidos pelos alunos serão expostos em varal no pátio da escola.
5. Incentivar os bons hábitos de preservação do meio ambiente e do ecoturismo local.
VI- Etapas das atividades:
1ª AULA
1º momento- O professor (a) apresentará aos alunos os recursos a serem usados na aula, e o objetivo do trabalho, fazendo uma introdução contextualizada com o cotidiano dos alunos. Deve expor que a leitura e a escrita está presente em todos os aspectos da nossa vida e que a nossa realidade enquanto Distrito de uma Capital é de refúgio ecológico e por isso deve ser preservado.
2º momento- O professor (a) disponibilizará aos alunos os laptops e a escola deve ter acesso a internet, onde os mesmos utilizarão esse recurso para pesquisarem sobre a cidade de Palmas-TO e Distrito Taquaruçu. O professor deve mediar a leitura concentrada afim dos alunos interpretarem o conteúdo exposto.
3º momento - Os alunos irão produzir textos (utilizando o KWord) baseados na pesquisa online sobre o conteúdo proposto anteriormente, inserindo desenhos utilizando o TUX PAINT no laptop.
4º momento- Deverão salvar em uma pasta nos Documentos com o título: A realidade de Taquaruçu. (E posteriormente enviar o arquivo por e-mail para o professor como anexo - Anos Finais do Ensino Fundamental).
2ª AULA
1º momento- O professor deve elaborar juntamente com os alunos um questionário sobre a identidade cultural de Taquaruçu, a importância do papel da comunidade na preservação dos costumes e do pólo ecoturístico no Tocantins, etc. Este deve ser feito conforme as idéias dos alunos e discussão no grupo.
2º momento- Todos devem digitar o questionário no laptop e salvar na mesma pasta da atividade anterior com o título: Questionário. O professor deve discutir com os alunos sobre o objetivo deste trabalho, que é ir à campo pesquisar sobre a realidade atual do ecoturismo de Taquaruçu, assim como sua identidade cultural e turística.
3º momento- Pesquisar sobre as coordenadas geográficas do Distrito de Taquaruçu, clima, temperatura, vegetação, rios, córregos, população, principal fonte de renda, etc. Esta pesquisa tem o intuito de acrescentar no relatório final da pesquisa campo.
3ª AULA
1º momento- Após a pesquisa a campo com antigos moradores, turistas, donos de pousadas, freqüentadores de cachoeiras, líderes que se destacam na comunidade, etc. os alunos deverão produzir um relatório baseado no questionário elaborado. Os dois textos produzidos deverão ser comparados e se apresentarem erros de ortografia será mediada a reescrita dos mesmos.
2º momento- O material produzido deverá ser publicado no BLOG da escola, ser impresso e exposto no pátio da escola em um varal para a socialização das respectivas produções dos alunos.
3º momento- Seminário na sala de aula para apresentação dos trabalhos através de slides, cartazes, literatura de cordel, poesia etc.
VII- Tecnologias e mídias a serem utilizadas:
Laptop educacional, papel A4, barbante, clipes, impressora, mapas, revistas, câmera fotográfica etc.
VIII- Competências e conhecimentos prévios dos alunos necessários para participarem da atividade.
Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, na comunidade e em outros contextos relevantes para sua vida.
Conhecer como utilizar a ferramenta disponível (Laptop);
Desenvolver a leitura e a escrita de textos.
IX- Habilidades
H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de
caracterização dos sistemas de comunicação;
H3 - Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação considerando a função social desses sistemas;
H21- Explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos de ensino;
H22- Comunicar-se à distância por meio de telemática;
H23- Utilizar as ferramentas multimídia no ensino.
X- Avaliação
Será observado a participação e o interesse do aluno na produção da atividade;
A produção do trabalho desenvolvido verificando as dificuldades e facilidades na maneira de aprender;
Verificar o desenvolvimento do aluno de forma individual e coletiva.
X- Referência Bibliográficas:
Revistas
Livro Didático
Sites de busca